sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Porque é no poupar que está o ganho!














Comprar demais é uma das principais causas do desperdício de comida, além do factor económico e façam o que eu sempre fiz, hábitos que constato terem-se perdido muito:
1- Fazer uma lista do realmente falta em casa.
2- Nunca deixar o papel em casa.
3- Não se percam a ver as "ofertas" porque caem em tentação.
4- Num produto, comparar preços e qualidade, olhando para as prateleiras de cima e para as debaixo, porque os mais caros estão na direcção do nosso olhar!
5- Ver sempre o prazo da validade.
6- Mesmo que sejam de borla, levem sempre sacos de plásticos de compras anteriores e nem imaginam o gozo que me dá sacar um "da concorrência".
7- Congelem sempre o que sobra das refeições porque dará para outra altura e até numa emergência, com imaginação, ser utilizado na confecção de um novo prato.
8- Também podem congelar o pão e os legumes que já não vão utilizar noutras saladas darão para uma bela sopa.
9- Usem o congelador ou arca frigorífica como uma dispensa e não como um arquivo onde enfiam as coisas e esquecem-se delas.
10- A fruta já "tocada" aproveitem as partes boas, que todas juntas dão um belo batido cheio de vitaminas. Maças moles podem servir para fazer um bolo e até as bananas muito maduras, assadinhas no forno são uma delícia.
11- Comprem sempre a fruta da época.


e por último, para mim a mais importante:

12- Nunca fazer compras de barriga vazia, mas sim após as refeições e verão a diferença!


13- Tomates muito maduros: Após bem lavados, bater no liquidicador e congelar em vasinhas plásticas. Pode ser usado em molhos diversos sem perder os nutrientes.(dica dada pela Odele)
14- Cheiro Verde(salsa e coentro)
Lavar bem lavadinho, tirar o excesso de água em um pano de prato limpinho. Picar e colocar num vasilhame plástico. Congelar.(Dica dada pela Odele)
15- Sabes o que fazer quando aqueles teus familiares que têm limoeiros te oferecem uma sacada deles e depois não consegues dar vazão e alguns começam a apodrecer? Espreme o sumo de alguns deles e coloca o sumo nas couvetes do gelo. Assim ficas com uma reserva de sumo de limão que poderás utilizar nas mais diversas situações (Dica dada pela Helena Paixão)


Quanto ao vestuário, calçado, carteiras, malas e adereços, antes de comprarem perguntem a vós próprios: mais uma? para quê...se a peça A dá com a B e junto a Y que já me tinha esquecido. Com imaginação consegue-se tudo, para além de podermos alterar algumas peças.
Ou então antes de comprarem, se puderem façam uma limpeza e dêem o que já não usam, porque outros usarão e agradecem.

Tentem e boa sorte!

22 comentários:

  1. Fatyly

    É bom constatar um post como este.Não estão em causa apenas os conselhos mas a mensagem de que o desperdicio é imoral e que o consumo obsessivo se paga caro.
    Parece óbvio mas a maioria ainda não entendeu.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Fatyly,
    O comentário de Lidia está corretíssimo. E adorei tuas dicas de economia. Também acho o desperdício uma grande burrice e economizo no que posso. Você me permite acrescentar mais duas dicas à tua lista?

    Para não perder:
    Tomates muito maduros: Após bem lavados, bater no liquidicador e congelar em vasinhas plásticas. Pode ser usado em molhos diversos sem perder os nutrientes.

    Cheiro Verde(salsa e coentro)
    Lavar bem lavadinho, tirar o excesso de água em um pano de prato limpinho. Picar e colocar num vasilhame plástico. Congelar.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Silêncio Culpado
    Subscrevo, mas lentamente vão entendendo e praticando.

    Odele
    Já inclui no post as tuas dicas. Na época em que há muito tomate e de baixo custo faço isso, misturo um fio de azeite e congelo:) Obrigado viu?:)

    Beijocas e obrigado pelas vossas palavras

    ResponderEliminar
  4. Estou em pleno acordo contigo em tudo!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Fatyly
    Como estou sem inspiração digo apenas que concordo contigo.

    ResponderEliminar
  6. Ehehehhe

    Eu percebi que quando faço compras on-line (no continente on-line) acabo por conseguir restringir-me mais à lista.

    ResponderEliminar
  7. Wind
    :):)

    Observador
    há momentos assim, deixa lá que isso passa!

    Boop
    nunca comprei nada on-line, mas conheço quem faça uma vez por mês e poupam muito, igualmente no Continente:)

    Beijocas e obrigado pela vossa presença

    ResponderEliminar
  8. Bem : as vezes compro umas coizitas a mais, confesso.(mas pouco)
    mas vou ter mais atençao.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sideny
    também de vez em quando há que sair um bocadinho da linha:) mas nunca desperdiçar o comer, porque há quem compre, compre, numa de pague duas e leve três e depois deitam fora porque não consumiram.

    Beijocas garota:)

    ResponderEliminar
  10. Ohhhhhhhhhhhhh Fatyly

    Tão boas ideias, tão boas!

    Olha, mas no fim de tudo isto com o que poupar posso comprar um jogo para a minha Playstation 3?

    Vá lá... bó chefe...

    São só 70 Euros...

    :))

    ahahah !

    Bom fim de semana querida Fatyly e este post é de facto esplêndido e faz todo o sentido.

    ResponderEliminar
  11. Paulo
    Fizeste-me rir à gargalhada e se poupares claro que podes sim senhora MEU NETO, e vai lá comprar o game para a play:))))))) mas baixa o som dessa coisa tá?
    Uma beijoca muito grande e obrigado pela tua preseça

    ResponderEliminar
  12. Olá amiga, estes hábitos já eu os tenho, eu é que faço a maioria das compras cá para casa, e uso muito a arca frigorifica, aqui em minha casa tudo de poupa, por exemplo eu cultivo tomates e como é natural não os vou comer todos na época, damos muitos a amigos e vizinhos, (também recebemos outras coisas dos vizinhos e amigos) o que sobra congelamos para no futuro comer em temperos, salsa não compro legumes compro pouco, prefiro os da minha horta, compro brócolos e couve-flor, cenouras prefiro as minhas cebolas prefiro as da minha horta tal como abóbora, alhos e hortaliça, desde nabos nabiças, entre outras sempre da época, enfim, no supermercado aqui da terra compra a fruta é o mais barato e de melhor qualidade, o que compro no hipers tento sempre comparar o preço e compro sempre no mais barato, e acreditem que como diz a Fatyly poupamos uns bons euros no fim de cada mês

    Abraço grande, amiga
    Fernando

    ResponderEliminar
  13. Olá Fatyly,

    Gostei imenso das dicas do teu post, bem preciosas nos tempos que correm, embora não me considere muito consumista, mas todos os cuidados são poucos.
    Como é que não descobri a Tua Cubata antes? Agora percebo que já havia ouvido falar dela ou pelo menos uam vez já teria passado, vejo aqui muitos amigos comuns, embora o Paulo tenha feito o milagre de me fazer chegar cá de forma diferente e também foi bom vê-lo aqui num outro registo, mais divertido.
    Adorei e a fotografia do teu template também a lembrar essa África imensa, penso que não estou enganada, é tão parecida com as fotografias de um velho amigo missionário em Uìge, que me ensinou tanto, que foi meu professor, meu amigo, meu irmão, que me casou e baptizou os filhos e que me deu a conhecer esse país imenso que é Angola.
    Esta cubata é tão acolhedora!
    Hei-de voltar.
    Beijinhos.
    Branca

    ResponderEliminar
  14. Setesois
    Oláaaaaa meu grande amigo. Subscrevo o que dizes e já provei as tuas ricas cebolas e tenho muita pena de não morar mais pertinho de ti para ter mais produtos cultivados por ti. Acho lindo o que fazem por aí, a troca de produtos entre amigos e vizinhos o que não acontece nas cidades de betão que nem uma pedacinho de terra tenho para plantar o quer que seja:)como pudeste comprovar quando cá vistes:)
    Bem verdade e estas dicas são sempre uteis.

    Aquele abraço enorme e obrigado pela tua presença

    ResponderEliminar
  15. Brancamar
    Conheci bem o Uíge e vários missionários(as). Nasci em Luanda e conheci Angola por terra e pelo ar:)
    Esta fotografia é de facto de Angola e foi-me enviada por um amigo como sendo do ano passado, mas não sei quem é o autor. Ele voltou para lá há cerca de dez anos e escreve-me de vez em quando sempre com locais onde o nosso grupo ia com frequência.
    Este caminho é longo, de Luanda via Caxito, que vai ter ou já quase dentro da famosa Reserva da Kissama ou Parque Nacional da Kissama onde fui centenas de vezes e é atravessado pelo Rio Bengo e afluentes do Kuanza. Actaulmente tem apenas 9.900 kms2 :)))) por lá todos os espaços são grandes:)
    Durante a guerra muitos animais fugiram ou foram mortos, mas como "Parque Natural" hoje está repleto devido à emigração dos animais que voltaram a procurar lugares fertéis de pasto e água.
    Obrigado pela visita e volta sempre que quizeres.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Posso deixar mais uma dica? Sabes o que fazer quando aqueles teus familiares que têm limoeiros te oferecem uma sacada deles e depois não consegues dar vazão e alguns começam a apodrecer? Espreme o sumo de alguns deles e coloca o sumo nas couvetes do gelo. Assim ficas com uma reserva de sumo de limão que poderás utilizar nas mais diversas situações :-)

    Vou certamente aplicar algumas das dicas que aqui colocaste. Parabéns pela tua iniciativa!

    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Ora bem... parecem-me sugestões obrigatórias de serem seguidas.
    Obrigado e um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Helena Paixão
    Infelizmento não tenho familiares que me dêem limões. Durante uns 7/8 anos esteve junto ao meu prédio uma vivenda desabitada. No quintal havia várias árvores de fruto e aí sim iamos apanhar o que a natureza teimosamente continuava a dar. Depois foi construido um prédio que ficou colado ao meu e Agora? só mesmo no super mercado:) Mas obrigado pela dica e inclusivé acrescentei à lista no post!

    Mfc
    Eu já as sigo há muitos anos e digo-te sinceramente que nunca me dei mal. Por vezes era gozada com "risinhos indiscretos" por andar nos super e depois no hiper de lista na mão...e hoje vejo tanta gente:))))

    Beijocas e obrigado pelas vossas palavras

    ResponderEliminar
  19. Fatyly

    Deixei-te um prémio no Silêncio. É uma forma de dizer quanto te admiro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Muito bem Faty, estás de parabéns, agora é só preciso que algum leitor mais consumista tenha em atenção este post!

    :)

    ResponderEliminar
  21. Fatyly

    Com que cidade(s) de Angola tiveste maior aproximação?

    Atenção que a pergunta não é inocente.

    Depois verás porquê.
    Sem medos...

    ResponderEliminar
  22. Silêncio Culpado
    Irei lá ver:))) obrigado:)

    Toze
    Cada um deve pensar e agir por si próprio, mas se puder contribuir para mudar posturas...é o meu lema:)

    Observador
    Oh rapaz uma pergunta bem difícil escolher entre tantas que conheci e das tenho tantas recordações.

    Medos? tenho mas enfrento-os sempre de cara levanta e peito aberto:), portanto vou indicar-te cinco:

    Luanda (onde nasci)
    Caxito
    Ambriz
    Cela (não me recordo se mudou de nome)
    Moçâmedes (acho que mudou o nome)
    Depois irei lá ver o "medo" :))))

    Beijocas e obrigado pela vossa presença

    ResponderEliminar