sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A natureza é implacável...


Perigo na falésia (Praia Maria Luisa - Albufeira)

O presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Jorge Silva, garantiu que no local existia um sinal, bastante visível, a alertar para o perigo da falésia.

(fonte lusa)

Bem ao estilo português alguém liga a placas informativas nas arribas da zona costeira?
Na minha Praia Grande metem medo ao susto, e não fico perto delas, mas nas marés baixas é ver pessoal a passear e levar as crianças a brincar nas poças, para não falar da apanha do mexilhão.
Há ou havia uma placa (o que confirmarei quando lá for).
O mesmo acontece na Praia da Aguda (interdita e sem vigilância) e nas Azenhas do Mar, bem assinaladas mas sempre cheias de gente, para não falar das arribas onde vejo dezenas de pescadores a fazerem o que gostam mas sem olharem aos avisos mais que visivéis. De repente tornam-se invísiveis e a culpa é de quem? Procuram para tudo "um bode expiatório" quando a culpa é tristemente de quem não liga nenhuma aos "avisos" e pensar que só acontece aos outros.

O meu profundo silêncio às vitimas, feridos e familiares e o meu maior obrigado a todo o "dispositivo" de socorro!

O mesmo sucede nas estradas portuguesas, onde o civismo e comportamento rigoroso deveria ser regra número um.

9 comentários:

  1. è mesmo á português.

    Onde diz proibido ou perigo é para onde vâo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. O risco é a nossa profissão.

    Se em vez dessa placa informativa já se tivesse procedido à regularização da escarpa, não teria sido preferível?

    Assim, choramos a morte de quatro seres humanos cuidamos dos feridos.
    Para não falar do trabalho grande, enorme, difícil, dos que, dizem, têm a obrigação de salvar.

    Prevenção continua a ser um termo que o português desconhece.

    ResponderEliminar
  3. Acho que aquilo já era de risco e devia ter sido arranjado.
    Mas mesmo assim, concordo contigo.
    As pessoas não ligam aos avisos, parece que não sabem ler, infelizmente.
    E depois há desgraças!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Na verdade muita gente não liga aos avisos e portanto acabam por andar por ali apenas confiadas na sorte. No entanto, não deixo de pensar que a melhor solução é mesmo a interdição. E que o facto de isso não ter sido feito ali e noutros locais, nomeadadamente nos que referiu, são motivo suficiente para considerar as autoridades quer municipais, quer de superintendência marítima como co-responsáveis pelo sucedido.

    ResponderEliminar
  5. O sismo de 4,2 graus na escala de Richter registado às 7h55 da passada terça-feira a 110 quilómetros a sul de Faro, em pleno Oceano Atlântico, pode ter contribuído para o incidente que é o mais grave com arribas instáveis nos últimos dez anos.

    Mas o problema já lá estava, há dois anos, altura em que as autoridades reconheceram o perigo mas não consideraram uma situação para actuação imediata.

    Pois é...

    ResponderEliminar
  6. Hoje, lá estavam outra vez encostados às falésias.
    Isto é de gente?
    Gente responsável?

    :(

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Sideny
    tal e qual:)

    Observador
    Claro que seria sempre preferível, mas as construções desenfreadas para "turista" também contribuem para a danificação dos solos (julgo eu), mas quando há uma placa sinalética só vai quem é parvo!
    Sim o sismo pode ter contribuido, mas fizeram a fiscalização a semana passada e não estava "em eminente derrocada" o que dificilmente o homem pode adivinhar quando ela se torna implacável mas o sinal era bem grande e visivel.

    A interdição resulta alguma vez? Pois aqui, e falo pelas que conheço, na praia da Aguda, Azenhas do Mar e do Magoito existem avisos por tod o lado, grades e tiras vermelhas, porque raio as pessoas, com tanto areal, não levam chapéu em vez de saltarem as grades e meterem-se debaixo do "perigo"?
    E na Nazaré? vi os depoimentos de muitos banhistas e muitos a transporem as barreiras ...e... só à chapada. E a romaria de hoje movidos pela morbidez curiosa? Ultrapassaram a grade e...enfim!

    Lamento o sucedido mas quando é que aprendemos a respeitar os sinais? Olha que eu poderei morrer debaixo de outro pedregulho qualquer, mas nunca numa praia com aviso de "PERIGO DE DERROCADA".

    Wind
    Mas se for tudo arranjado de forma a satisfazer os banhistas, não faziam outra coisa. Não conheço a praia, mas pelas imagens havia areal suficiente e não sabem que é perigoso estar junto de arribas? Eu nem nas que são sólidas, quanto mais as que estão devidamente sinalizadas?

    PreDatado
    Digo-te o mesmo que disse ao Observador...interdição? é só darem uma voltinha pelas praias que referi e que as conheço tão bem, para verem como ninguém liga a sinais, tiras e até grades. Na Nazaré vi pelas imagens - fiquei pasma e hoje na praia deste acidente lamentável passavam as barreiras para verem mais de perto e tirarem fotos. Está tudo doido ou quê?
    A polícia maritima deveria era correr com aquela romaria mórbida e multar duramente quem ultrapassou as grades.

    Mas se alguém caí de uma arriba, por aqui volta e meia lá vai a cana, o isco e o pescador atrás lá andam os desgraçados à procura do corpo, por vezes com o mar bem bravo.

    Facilita-se nas praias
    Facilita-se nas estradas
    Facilita-se e deixa-se o lume do churrasco ao deus dará

    e depois...é o que se sabe!

    Será que podiam ter deitado a baixo? não sei, só sei que existia uma placa e que antes de se avançar devemos estar conscientes para obedecer e mais nada!

    A vida é feita de riscos imprevisiveis, mas porém há riscos que se podem e se deviam evitar, como o que infelizmente ocorreu!

    Beijos a todos e obrigado pela vossa opinião que sempre respeitarei!

    ResponderEliminar
  8. Kao
    Pois estavam e continuarão bem ao estilo educacional e cívico do português.

    Mfc
    Tento alertar e avisar, já o fiz vezes sem conta por estas bandas, sobretudo aos malucos dos pescadores mas...oh menina só se morre uma vez!!!Enfim!

    Beijos e obrigado pela vossa presença

    ResponderEliminar