sábado, 4 de dezembro de 2010

1- Coisas que ainda hoje me fazem rir!

1- A minha mãe punha a minha irmã mais velha a brincar em cima dum enorme móvel para eu não lhe destruir os brinquedos. A vingança era fatal quando a apanhava a jeito!Coitada ainda hoje se lembra disso!

2- Eu e o meu irmão a seguir a mim, fazíamos uma dupla e pêras! A pior, ao entrarmos no quintal dizíamos que era "paneleiro" (só mais tarde vim a saber o significado) quem não chegasse primeiro à mãe. Ambos magrelas, corríamos bem, mas só que ele fechou a porta de vidro e eu em fracções de segundos fechei os olhos e enfiei o braço esquerdo pelo vidro. Um golpe do punho até meio do braço. Fiquei a olhar e era veias, gordura e osso, oh mano olha só que giro (porque estava quente e não me dóia) até está a gotejar e ele quando viu começou a berrar que nem um desalmado. Veio meio mundo em meu socorro e eu impávida e serena e lembro-me bem de que perguntei, mas para quê todo este festival? Resultado: dois bofetões em cada um, 28 agrafes, raspanete do médico, talas para não dobrar o braço e algo para as dores. Ainda hoje tenho a cicatriz, claro...bem mais pequena!

3- Quando vinha da escola adoravamos tocar nas maçanetas(mãos metalizadas), sinos e campainhas das portas e havia um velho que já tão farto (coitadinho) esperou por nós e antes que...deu-nos um banho de mangueira. Justificar à mãe e ao pai(que nesse dia estava em casa) foi bem pior. Resultado? umas nalgadas bem assentes e sem direito a almoçar. Vingamo-nos nas goiabas, fruta-pinhas e mangas e estivemos de cama dois dias com uma valente diarreia!

4- Andávamos na catequese. Quando acabava íamos fazer a ronda pelas várias capelas mortuárias para ver os mortos. Lembro-me de o meu irmão dizer: esquisito aquele tem a cara tapada com um lenço, bora tirar? Respondo eu: sim é melhor porque ainda pode sufocar. Era uma velhota e claro a família correu connosco. Oh mana coitada tu viste o ar roxo dela? É o que eu te digo, estava a ficar sem ar!!!

5- Visitas a famílias queque: a ladaínha de sempre: meninos portem-se bem. A roupa era feita pela minha mãe. Tínhamos a de andar no quintal e apenas dois conjuntos para sair. Mas odiava os vestidos com folhos, laços na cabeça e as sandálias amarradas com elástico para eu não as tirar. Ele odiava os calções de fazenda, os suspensórios e o famoso lenço na camisa. Um desatino por completo. Lá íamos os três e a minha mãe grávida do 4º. Entravamos e diziam logo olha a "famosa Fatyly" que vem tão bonita. Pois venho, mas estou a morrer de fome e o meu irmão também. Ainda hoje tenho pena da cara dos meus pais... De regresso já vinha descalça, sem laços e com o vestido todo cagadinho. Ele a agarrar os calções porque os suspensórios já era. Muita lambada levamos...mas emenda? zero! A minha irmã mais velha era sempre exemplar.

6- Nasceu o meu irmão João que morreu com 21 anos, e a minha irmã mais nova. Portanto éramos 5 filhos, mais dois sobrinhos da nossa queria MR que foi para nossa casa quando eu estava para nascer, e duas miúdas filhas da lavadeira que também foram criadas connosco. Portanto num total de 9 miúdos e 4 adultos. Aos fins de semana havia um doce feito pela MR. A minha mãe levantava-se para pegar no seu ganha-pão - a costura - e quando o meu pai estava em viagem, instruido por nós o meu irmão João começava a dizer as maiores porcarias, e resultava, enojados iam-se levantando deixando os doces e nós, oh, oh era a dobrar!

7- O meu irmão João com 4 anos engasgou-se a comer uma maçã. O meu pai viu-se grego e lembro-me de subir ao cajueiro e a pôr-me a gritar como "o tarzan" e os vizinhos que já me conheciam apareceram todos e lá conseguiram pôr o rapaz a respirar. Muito mais tarde teve uma nefrite aguda nos rins: repouso, dieta rigorosa e não é que eu e o meu cúmplice demos-lhe as bolachas e logo de chocolate e marmelada, que tinhamos recebido? Foi parar ao hospital e antes de irem eu disse o que tinha feito, o meu pai não me bateu, mas a minha mãe partiu a régua da costura no meu rico rabinho e ainda lhe disse: bem-feita! O meu irmão escondeu-se em cima de uma árvore!

14 comentários:

  1. Gargalhadas, o que me ri com estas "estórias":)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que ricas prendinhas... Deixa estar que eu tambem não era de modas.E eu a pensar que só sabia fazer maldades?

    ResponderEliminar
  3. AI FATYLY!!! Tu era levada da breca, mas que contos tão giros !!Adorei e ri-me claro só de te imaginar. a subir *a árvore bater no peito e gritat como o tarzan. Claro ri-me de todos, mas nao sei por que esta ficou retida.
    FATYLY
    tu és uma mulher de encantos e de historias. e essa tua frontalidade tem barbas.
    És assim pois sempre foste assim :louca, directa, brincalhona. Os teus irmãos devem ter sofrido com as tuas diabruras , mas tu era s a que mais levavas, acredito que sim, pois acusavas-te devido À tua personalidade.
    Mulher tu és louca
    kis :=):=)

    ResponderEliminar
  4. Wind
    e tenho muito mais que irei editando e nem imaginas o ri só de me lembrar:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Espaço do João
    Ora pois claro todos tivemos o nosso quinhão de traquinice, mas eu e este meu irmão éramos por demais. Essa dos mortos ficou nos anais da história de família:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  6. Olá Faytly

    O que me ri com essas vossas brincadeiras.

    Acho que a dos mortos nâo lembra a ninguém, eram terriveis:))

    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Avogi
    Sim e eu sempre falei alto que os meus pais até levaram-me a fazer exames médicos, mas felizmente até hoje nunca sofri de surdez. Os códigos sonoros entre o nosso imenso grupo era sempre eu que dava, os silenciosos como por exemplo "fumo" ou bate latas era o meu irmão. Quanta imaginação meu deus...
    Como tal o grito do tarzan, com batidelas no peito e tudo:) era sinal de que algum de nós se tinha magoado e foi logo o que me lembrei...e acho que o safei. Infelizmente já não estava em Angola quando morreu agarrado a uma moto!
    Quem sofria mais era a minha irmã mais velha que em abono da verdade sempre foi muito direitinha e nunca fui muito à bola com ela e tenho umas boas de quando ela começou a namorar:):):)
    O a seguir a mim com diferença apenas de um ano e dois meses e dois mais novos eram muito agarrados a mim e claro (ainda hoje o são) e eu protegia-os imenso, pois a "idiota" era eu HEHEHEHEHE:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  8. Sideny
    A catequese era uma seca e acho que metade nem ouvia de tanto sono que me causava. Depois eu sabia que morriamos, mas eu nos meus 6 anos (acho que sempre fui avançada demais:) - lá está o espírito de cumplicidade e de cuidado - não queria assustar o meu irmão com 5 e com isso fiz com que ele não tivesse medo e das histórias que nos contavam:)
    Não fazíamos qualquer barulho, entravamos despercebidos (com mais dois traquinas da catequese) e viamos, mas nunca:)
    Depois vinhamos para casa a pé pois claro e num percurso enorme dava para fazer cada uma:)
    Foi um ano inteiro e quando o padre descobriu e fez queixa ao meu pai...o meu irmão não piou e eu só disse: desculpe lá pai mas o Sr. Padre não deve ter visto bem, nós? e com uma lábia convenci-o lolll

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  9. Fatyly,

    Essas lembranças são um tesouro não são? Costumam chamá-las de "lembranças que ficam". E como é bom recordar esse tempo, esses momentos que de tão bons ficaram colados em nós para sempre.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Odele
    Tal e qual...um tesouro guardado nas gavetas que adoro abrir porque me fazem rir e coitados dos meus pais...eu era mesmo uma pestinha nas traquinices:)

    Beijocas e obrigado meu doce

    ResponderEliminar
  11. Fatyly!! Como você era levada! Você e seu irmão, que dupla!! Tens razão da mãe perder a paciência - pois não é sempre a mãe a perder a paciência?
    Não deixe seus netos lerem o blogue! (rs*)
    Beijus,

    ResponderEliminar
  12. FATYLY
    è bom podermos rir...


    .....

    Diz algo por favor...

    Almoço de NATAL no dia 12 de Dezembro de 2010

    almoço de Natal a realizar no Restaurante "O Areias"em Talaíde, Zona de Cascais.

    Ementa:
    Pão, queijo seco, paiola, presunto, manteiga, linguiça, morcela, paté, rissóis e croquetes e Queijinhos Frescos
    Bacalhau com Natas e Bifinhos com Cogumelos
    Doces e Salada de Frutas

    Bolo e espumante

    Vinho branco e tinto da casa, refrigerantes, águas, Sangria e imperial

    Café

    Preço 15 euros

    ................

    Vou apresentar o meu Livro.. CAMINHAR ...Caminhando... Precisava da confirmação até 4ª feira pode ser?''


    Um beijo...

    ResponderEliminar
  13. Luma Rosa
    era sim bem levada mas imensamente amiga. As mães perdem sim a paciência com filhos do meu calibre:) e nunca esperou pelo meu pai para lhe fazer queixinhas como eu via outros pais a fazerem. Ela dava na hora e sem recados:)
    Os netos ainda não andam por aqui, mas estas histórias e muitas outras já fazem parte dos registos familiares de almoços ou jantares (raros, muito raros) quando começamos a recordar. De tal forma que temos que sair da mesa, porque basta olhar um para o outro e desatamos a rir:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  14. Lili Laranjo
    Tal e qual e há rir que faz bem à saúde:)

    Quanto ao convite que desde já te agradeço com os votos de sucesso e parabéns por mais um livro, mas não poderei ir.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar