segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vasculhando Sótãos...

Às Urnas
Porque nunca marcaram eleições para o dia 1 de Novembro?
Resolviam de vez o problema grave da abstenção.
Vocês iam ver como seria grande a afluência às urnas!

de MFC - 30/10/2004 - blogue "Pé de meia...".

mulheres e futebol
Dos jogos do Beira-Mar no antigo estádio Mário Duarte, quando eu era criança, lembro-me essencialmente de três coisas: o Manecas, um defesa direito memorável; os tremoços e as pevides vendidos em sacos de plástico pequeninos e papel de jornal e, por último, o mar de automóveis na rua das Pombas com mulheres sozinhas lá dentro.
Das mulheres que ficavam sozinhas no automóvel enquanto os seus maridos viam o jogo, umas passavam o tempo a fazer tricô, outras sem fazer nada. Era só isso, ficavam no carro a olhar para a monotonia do tempo enquadrada por um pára-brisas sujo.
Este fim de semana fui ver o Beira-Mar - Penafiel e, ao regressar, passei por um automóvel onde uma senhora idosa esperava sozinha pelo fim do jogo. Fixei-a durante uns segundos e reconheci-a. É uma senhora que há trinta anos já fazia o mesmo: esperar pelo marido durante os jogos. Há coisas que nunca mudam...

de bagaco amarelo - 27/04/2010 - blogue "Não compreendo as mulheres".


Penso eu de que









Uma reputada jornalista, conhecida apoiante de causas fracturantes, manifestou no blogue em que habitualmente escreve a sua indignação contra os pensos rápidos. Não que, aparentemente, tenha alguma coisa contra este artigo de tão grande utilidade quando fazemos um pequeno golpe – daqueles que sangram, claro está – mas porque não acha adequado que os ditos pensos tenham, por norma, a cor da pele. Têm, argumenta em defesa do seu ponto de vista, a particularidade de uma resoluta recusa da diversidade do mundo. Ou, por palavras minhas, são uma forma intolerável de discriminação de todos os cidadãos não brancos. Imagine-se o desagrado de um negro, por exemplo, que quando se corta tem de passar pela humilhação de colocar um penso da cor da pele de um branco. Embora não sejam conhecidas estatísticas acerca de tão preocupante tema, acredito que haja por aí muitos negros que preferem esvair-se em sangue a colocar um adereço daqueles. Será, portanto, mais uma situação de racismo a que é urgente pôr cobro.
Claro que tão fracturante assunto não podia passar despercebido à blogosfera e as reacções não se fizeram esperar. Nem o levantar de outras questões, de igual importância, em que igualmente se verifica uma preocupante insensatez na côr dos produtos que nos passam pela epiderme. Houve quem lembrasse, muito acertadamente, que a linha de sutura é preta. Coisa para causar danos psicológicos irreparáveis a qualquer cidadão de pele branca - ou rosácea, vá – que de repente se veja cozido com fios de uma cor que nada tem a ver com a sua.
A mania do politicamente correcto e de ver em todo o lado, mesmo nas coisas mais insignificantes, algo que pode ofender alguém provoca-me níveis de irritabilidade bastante elevados e faz aumentar em proporções alarmantes o desprezo que esta intelectualidade me causa. Embora não aprecie contendas confesso que, perante disparates destes, sinto vontade de atacar alguém. À bofetada. De luva branca, evidentemente.

de Kruzes Kanhoto - 4/11/2010 - blogue "Kruzes Kanhoto"!


AZENHAS DO MAR EM MARÉ BAIXA













Depois do fecho do Café do Mar. No dia 25 de Julho , o Parque Natural Sintra Cascais por motivo de perigo de desmoronamento das arribas encerrava o MIRAZENHA, que ocupava também um local previlegiado, e um verdadeiro refúgio a quem queria fugir ao bulício dos fins-de –semana nas praias , e pretendia desfrutar de um local com uma paisagem maravilhosa sobre o Oceano, ler o jornal e tomar o seu café.















(Fotos:Pedro Macieira)

Ontem voltei lá, encontrei aquele espaço fechado e com diversos apelos da dona ,Rosalina Arrais colados nas portas , pedindo apoio para continuar aquele projecto e inverter aquela situação .Como o comunicado traduzia o meu pensamento sobre aquele lugar que frequentava há muitos anos, mesmo nas anteriores gerências que aquele espaço teve, transcrevo algumas frases que me parecem retratar de algum modo o pensamento dos seus mais frequentes utilizadores.

“Acabaram-se as tardes serenas á beira-mar sobretudo os queques da Lena ou as tortas de laranja”

“Acabou-se a amena cavaqueira dos amigos habituais que com desculpa de um cafézinho se reuniam domingo após domingo durante todos estes anos.”

“Acabou-se assim os fins do dia a comer os famosos caracóis da Lena”

Acabou-se assim mais um espaço, que mesmo que seja instalado em outro lugar nunca será o Mirazenhas que temos na nossa memória.

(Fotos:Pedro Macieira)

de PEDRO MACIEIRA - 26/08/2006 - blogue "Rio das Maçãs"

digo EU: tantas vezes fui a este café com a minha mãe...e até hoje está tudo na mesma!

PS: Não pus os links porque os blogues estão "já ali", na barra lateral:)

8 comentários:

  1. Azuis para monárquicos, arco-íris para gays e lésbicas, vermelhos para benfiquistas, com a foto do pinto da costa para portistas, cor-de-laranja para PSDs, pretos para anarcas (ou para quem esteja de luto), amarelos para fura-greves, cor-de-rosa para PSs e o mundo seria muito mais colorido. Ninguém compreende a jornalista, caneco.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não concordei com todos os que colocaste:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Constantino, Guardador de Vacas
    Tal e qual e também não entendo!

    Na minha terra aos pensos rápidos eram conhecidos por curitas:)

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  4. Wind
    Aceito e respeito perfeitamente a tua não concordância:)

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Eu cá não sei opinar sobre assuntos relacionados exclusivamente À Portugal, como o caso da data das eleições, mas o excesso do politicamente correto beira a intolerância. Hum... 30 anos esperando o marido assistir jogo? A louka... rs.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  6. Luma Rosa
    Até à queda da ditadura...ohhhh a mulheres faziam isso e muito mais...e passados anos, já são velhos e continuam com os mesmos hábitos, o que para ela seria normal, não gostava da bola, ele via e ela esperava:)

    Quanto às nossas eleições é uma "piada-humor negro de MFC" , porque nas eleições a abstenção é sempre a subir. O dia 1 de Novembro em Portugal é dia de "todos os santos" e a romaria aos cemitérios para arranjar as campas ou urnas dos entes falecidos.
    Sabes, o voto deveria ser obrigatório como é ai no Brasil e se faltam têm de justificar, caso contrário são penalizados (multados). Não sei se aí chamam "urnas" como cá chamam ao caixote onde se põe o voto ou se já é electronicamente.

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  7. Tu descobres-me cada coisa!!!

    De regresso de umas férias curtas deixo aqui um beijo muito especial, minha muito boa Amiga!

    ResponderEliminar
  8. Mfc
    Gargalhadas é que o teu sótão é muita fixe e cheio de traquitanas:):):)

    Agora renovado continua nessa pá:)

    Outro beijo especial e obrigado

    ResponderEliminar