sábado, 26 de novembro de 2011

DESAFIO Nº. 21








O código Morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. Foi desenvolvido por Samuel Morse em 1835, criador do telégrafo elétrico (importante meio de comunicação à distância), dispositivo que utiliza correntes elétricas para controlar eletroímans que funcionam para emissão ou recepção de sinais.(Wikipédia)

Código Internacional Morse
Alfabeto

A .- B -... C -.-. D -.. E . F ..-. G --. H .... I ..

J .--- K -.- L .-.. M -- N -. O --- P .--. Q --.- R .-.

S ... T - U ..- V ...- W .-- X -..- Y -.-- Z --..

espaço entre cada palavra /


Dei com um livro do meu pai "Telegrafia sem Fios", com a sua assinatura e a respectiva data de aquisição e ironicamente foi em 26/11/1943, ainda eu não era nascida.
Lembro-me tão bem como ele dominava o morse, que como piloto de aviação tinha que saber de cor e salteado, não fosse o radiotelegrafista adoecer e terem que estabelecer as comunicações.
Todos os anos viajava com ele apenas dentro de Angola (prémio que dava aos filhos conforme o aproveitamento escolar) e o meu orgulho era demasiado grande para um coração de gaiata.
Ensinou aos filhos e quando estava em casa, dando toques com um ferrinho numa mesa enorme que tínhamos no quintal, quem estivesse atento e decifrasse o que ele queria dizer ganhava um rebuçado de café.

Pai...lembro-me como se fosse hoje e numa ligação com o Além digo-te:


.--. .- .. / ..-. .- --.. ... / - .- -. - .- / ..-. .- .-.. - .- / . /

.... --- .--- . / .--- --- --. .- / --- / - . ..- /

... .--. --- .-. -.. -. --.


o que é que eu disse?:)

8 comentários:

  1. Já percebi do Código Morse mas estou algo esquecido.

    ResponderEliminar
  2. Pai fa(h)es(?) tanta falta e hoje joga o teu sporting
    :)

    ResponderEliminar
  3. Observador
    Também eu sabia de cor e agora népias:):):)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  4. Boop
    Com tantos pontos e traços até eu fiquei de olhos em bico e de facto o "Z" estava errado".
    Certinho:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Ai amiga, não me peças isto.lololol
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Wind
    pois é dificil e nem sei como em pequena eu sabia o significado dos sons...hoje só mesmo como os indios: um fogueirinha e com um pano abanar por cima loll

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  7. "Pai fazes tanta falta e hoje joga o te Sporting". Não quero parecer batoteiro nem nada, mas... http://www.baependi.com.br/morse/index.htm :)

    ResponderEliminar
  8. Bagaco amarelo

    Fizeste-me rir e a frase é essa mesmo e porque o sporting perdeu parece que estou a ouvir do Além:) raio que parta mas estes gajos não têm pernas para correr mais e melhor ou será falta de óculos?:):):):)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar