quinta-feira, 18 de maio de 2017

ANTÓNIO ALEIXO



Co'o mundo pouco te importas
porque julgas ver direito.
Como há-de ver coisas tortas
quem só vê o seu proveito?

De vender a sorte grande,
confesso, não tenho pena;
que a roda ande ou desande
eu tenho sempre a pequena.

És feliz, vives na alta
e eu de ratos como a cobra.
Porquê? Porque tens de sobra
o pão que a tantos faz falta.

Quem nada tem, nada come;
e ao pé de quem tem comer,
se disser que tem fome,
comete um crime, sem querer.

Eu não tenho vistas largas
nem grande sabedoria,
mas dão-me as horas amargas
Lições de Filosofia.

Que importa perder a vida
em luta contra a traição,
se a razão, mesmo vencida
não deixa de ser Razão.

Embora os meus olhos sejam
os mais pequenos do Mundo,
o que importa é que eles vejam
o que os homens são no fundo.

António Aleixo

12 comentários:

  1. Um aplauso para António Aleixo.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Grande poeta que só escrevia verdade!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual e verdades que até doem e deixam mossa:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  3. Ah, poeta...e eu que, lamentavelmente, não herdei os dons do meu avô para fazer "décimas"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se tentares verás serás um magnífico herdeiro do teu avô.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  4. O poeta do povo que nos encanta com a sua simples e linda poesia.
    Beijocas, bfds

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Fatyly, será que podia entrar em contacto consigo por e-mail ou por outro meio que considere adequado?
    Obrigada
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço imensa desculpa mas neste mundo de cabos não dou contactos. Quem os tem são apenas familiares e poucos mas bons amigos. Desejo que compreenda! Obrigado eu!

      Beijocas e obrigado

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  6. António Aleixo, como muitos outros, nasceu no tempo errado. Mas o perfume do seu talento é de tal forma que continua a perdurar, a perdurar, imortalizando uma figura sui-generis.

    Um beijinho, Fatyly :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volta e meia vou reler a sua obra e há sempre algo que descubro! É mesmo o que tu dizes:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar